Cartilha de Implantação Loyalty e Reward
Quem vive a forte competitividade do mercado varejista sabe que conquistar a lealdade dos clientes é um diferencial essencial para o crescimento sustentável e saudável de qualquer empresa desse segmento. Sabe, também, que essa tarefa carrega um desafio daqueles que não se encaixa na lista dos mais simples.
Neste sentido, aderir a um programa de fidelidade bem estruturado não apenas incentiva a recorrência no consumo, mas também cria uma conexão emocional entre o cliente e a marca, o que fortalece o relacionamento e amplia as oportunidades de negócio, que pode ser impulsionado por uma análise inteligente nos dados de consumo.
O que trago com essa cartilha é a oportunidade real de você começar a pensar sobre como implantar seu próprio programa de fidelidade e benefícios. Ela é um guia simplificado, prático e didático sobre como implementar este tipo de programa na sua empresa e alcançar mais sucesso para com seus clientes. Aqui eu apresento passos claros e estruturados, destacando as vantagens dessa estratégia, como ela pode ser aplicada em seu negócio e como transformar desafios em oportunidades para superar a concorrência e engajar seus consumidores, transformando-os em clientes e fãs.
O objetivo é mostrar que, além de atrair novos clientes, programas de fidelização ajudam a manter os consumidores existentes satisfeitos, o que aumenta o tempo de atividade de consumo de cada cliente. Além disso, programas como esse também irão atrair novos clientes.
Vem comigo nessa jornada?
Vamos explorar juntos como a fidelização de clientes pode ser a chave para o sucesso do seu negócio!
INTRODUÇÃO
Por que investir em um programa de fidelidade?
No segmento varejista, é evidente que a recorrência e a lealdade do cliente à sua marca ou empresa são pilares importantíssimos para o sucesso constante e sustentável da operação e dos negócios como um todo.
Como manter esse ciclo virtuoso de consumo fiel?
Uma das principais ferramentas para manter um relacionamento duradouro com seus clientes é aderir a algum tipo de programa de fidelização. Eles oferecem boas oportunidades para trazer seus clientes para mais perto, criando recompensas valiosas, para aumentar a percepção de valor em comprar de sua empresa. Isso com certeza vai aumentar suas vendas e construir um relacionamento mais sólido com seu público.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS
Veja quatro dos benefícios mais relevantes
- Aumento de Vendas: clientes fieis gastam até 67% mais do que novos clientes.
- Reter o Cliente: é bem mais barato manter clientes do que conquistar novos.
- Possuir o Diferencial: um bom programa vai destacar sua marca/empresa frente ao mercado
- Conhecer o Cliente uso de dados do programa para entender melhor os clientes.
Como Implantar
Veja os 7 passos para o sucesso com seu programa
1 – Defina objetivos
Saiba exatamente quais são seus objetivos com a criação do programa
Para começar, é essencial estabelecer metas claras e mensuráveis para o programa de fidelidade. Pergunte-se:
- Qual é o meu principal objetivo?
Desejo aumentar meu ticket médio…
Melhorar o indicador de retenção de clientes…
Desejo atrair novos consumidores..
Seja qual for a resposta, ela tem estar bem clara e refletida nas definições e regras do seu programa.
- Quem é o público-alvo do programa?
Saiba o perfil de clientes que deseja alcançar com seu programa e faça um mapeamento de suas expectativas. - Quais resultados você deseja atingir?
Defina metas específicas, como “aumentar as visitas na loja em 20%” ou “aumentar o ticket médio e a taxa de recompra”.
Caso prático: um varejista que busca aumentar as vendas pode criar um programa focado em cashback imediato para compras acima de um valor específico, incentivando clientes a gastarem mais em cada visita.
2 – Escolha a ferramenta
A escolha da solução adequada será um dos pontos cruciais
Para implementar um programa eficiente, a escolha da tecnologia certa e de uma solução adequada são fundamentais.
Automatização e integração
Opte por uma plataforma que automatize o acúmulo de pontos, o resgate de benefícios e a gestão de dados dos clientes. Certifique-se de que ela seja compatível com os canais de venda existentes.
Interface personalizável
Escolha um sistema adaptável e intuitivo tanto para os clientes quanto para a equipe interna, com funcionalidades claras e fáceis de usar.
Segurança
Garanta que a plataforma escolhida utilize tecnologias robustas para proteger os dados dos clientes e das transações.
Relatórios e insights
A ferramenta deve permitir análises de indicadores para acompanhar o desempenho do programa: aumento de clientes, do uso dos benefícios e do ticket médio.
Flexibilidade
Escolha uma solução que permita personalizações, como campanhas exclusivas, níveis de fidelidade e ajustes no modelo de benefícios.
GERMINI Loyalty Plus: a plataforma GERMINI Loyalty Plus tem tudo que é necessário para qualquer porte de empresa criar, gerir e expandir seu programa de fidelidade.
3 – Escolha o tipo
Você pode optar por um tipo ou até combinar mais de um
Escolher o tipo certo de programa é crucial para atender às necessidades do seu público e objetivos do negócio. Considere as tópicos a seguir.
Programa de pontos
Ideal para incentivar compras recorrentes. Os clientes acumulam pontos com, que podem ser trocados por descontos, produtos ou serviços.
Cashback
Recompensa os clientes com uma porcentagem do valor gasto, que volta como crédito para futuras compras. É atraente por oferecer um benefício direto e imediato.
Assinatura VIP
Indicado para empresas que desejam criar uma base de clientes premium. Os participantes pagam uma taxa mensal e recebem vantagens exclusivas, como descontos maiores e acesso prioritário.
Gamificação
Envolve os clientes de forma interativa, com recompensas por alcançar objetivos, como compras consecutivas, valor ou indicações de amigos.